Você que tem um negócio, está iniciando um, ou até mesmo pretende chegar lá, é muito importante entender o quanto o marketing é importante pra o sucesso de um negócio, principalmente pelo fato de se existir uma competição de mercado, é que o marketing é tão importante.

Você que tem um negócio, está iniciando um, ou até mesmo pretende chegar lá, é muito importante entender o quanto o marketing é importante pra o sucesso de um negócio, principalmente pelo fato de se existir uma competição de mercado, é que o marketing é tão importante. É meus amigos, não é fácil estar a frente do mercado, e ser o Top Of Mind, é preciso conhecer a concorrência, acompanhar tendências, comportamentos, planejar ações, e monitorar a marca. Não tenha em mente que o marketing é apenas criar um comercial, uma promoção, ou vender um produto. É preciso gerenciar a comunicação interna da sua empresa, criar ações para melhorar a satisfação dos clientes, cuidar da imagem da empresa ou marca para garantir uma boa reputação, enfim, acompanhar tudo na empresa que possa modificar de alguma forma a imagem e a qualidade da sua marca, e isso começa pelos nossos clientes internos, até passar para os externos.
A posição de sua marca no mercado, será de acordo com as ações a médio e longo prazo, e por isso resolvi compartilhar um estudo de caso da marca Coca Coca que analisei em minha pós-graduação. Vamos conhecer um pouco e analisar parte a parte como a Coca Coca se tornou líder de mercado:

A Coca Cola, uma marca internacionalmente conhecida, que atua a anos no mercado brasileiro é um exemplo de como é importante o marketing nas empresas. Tudo começou em 1886, quando um coronel, John Pemberton, que, querendo criar sua própria versão do vinho de cola, enviou seu sobrinho Lewis Newman para produzir uma pesquisa de mercado com as amostras para uma farmácia local. O nome e o logotipo original (atual) da marca eram ideia de um contador de Pemberton, que projetou o logotipo em sua própria escrita. Não ter mudado sua logomarca até hoje é a melhor estratégia adotada pela Coca Cola. Pouco tempo depois a fórmula foi vendida para Asa G Candler, que o converteu em um refrigerante, o marketing de verdade começou a partir daí.
Durante a era de Candler, Coca-Cola foi vendida somente através das fontes da soda. Mas duas mentes inovadoras, Benjamin F. Thomas e Joseph B. Whitehead, garantiram os direitos exclusivos da Candler (em apenas US $ 1) para as vendas de coca-cola engarrafadas.
Mas a Coca-Cola sendo tão famosa nos EUA foi submetida a imitações. As primeiras campanhas de publicidade como “Demand the genuine” e “Accept no substitutes” ajudaram um pouco a marca, mas houve uma extrema necessidade de se diferenciar. Assim, em 1916, a única garrafa de Coca-Cola foi projetada pela Root Glass Company de Terre Haute, Indiana. O design da garrafa de marca registrada não foi alterado até agora. Em 1919, Candler vendeu a empresa a Robert Woodruff cujo objetivo era tornar a Coca-Cola disponível para qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer lugar. Plantas de engarrafamento foram criadas em todo o mundo e coca-cola tornou-se a primeira marca verdadeiramente global.

Robert Woodruff tinha algumas outras estratégias também. Ele estava focado em manter um padrão de excelência à medida que a empresa crescia. Ele queria posicionar a Coca-Cola como um produto premium que merecia mais atenção do que qualquer um de seus concorrentes. E ele conseguiu isso. Coca Cola cresceu rapidamente em todo o mundo.
A popularidade mundial da Coca Coca foi devido a certas estratégias simples e inovadoras de marketing, como:

Consistência
Consistência pode ser visto de um logotipo para a garrafa, design e o preço da bebida. A Coca-Cola se manteve simples com cada slogan que gira em torno dos dois termos “apreciar” e “felicidade”.
Branding
Desde a garrafa estrela para os calendários, relógios e outros produtos não relacionados, Candler começou a tendência de fazer Coca-Cola conhecida em toda parte. A empresa seguiu a mesma estratégia. Coca-Cola está em toda parte e, portanto, tem o logotipo mais renomado do mundo.
Posicionamento
A Coca-Cola não se posicionou como um produto. Foi e é uma “Experiência” de felicidade e alegria.
Modelo de franquia
Os direitos de engarrafamento foram vendidos a diferentes empresários locais, que é continuado até agora. Assim, a Coca-Cola não é uma empresa gigante, é um sistema de muitas pequenas empresas que reportam a uma empresa gigante.

Personalização e Socialização
Ao contrário de outras grandes empresas, a Coca-Cola manteve seu posicionamento como uma marca social. Ele fala com os usuários. A Coca-Cola já não é uma empresa, é uma parte de nós agora. Com suas ideias de propaganda icônicas que incluem “Compartilhar uma Coca-Cola”, manteve um lugar especial no coração de seus usuários.
Diversificação
A Coca Cola, depois de marcar presença em todo o mundo, deu seu primeiro passo para diversificar seu portfólio em 1960, comprando a Minute Maid. Atualmente, opera em todos os países com exceção de 2 em todo o mundo com um portfólio de mais de 3500 marcas.

Fatos do marketing de Coca Cola
• Logo & garrafa design não mudou desde o início.
• Durante seu primeiro ano, Coca Cola vendeu uma média de 9 bebidas por dia.
• Norman Rockwell criou arte para anúncios de Coca-Cola.
• Coca-Cola teve um papel enorme em moldar a nossa imagem de Papai Noel.
• Na década de 1980, a empresa tentou uma campanha “Coca-Cola pela Manhã” para tentar conquistar bebedores de café.
• Em 1923, a empresa começou a vender garrafas em embalagens de seis, o que se tornou prática comum na indústria de bebidas.
• A alguns anos atrás foi no noticiário que a Verizon adquiriu o Yahoo por cerca de US $ 5 bilhões, que é mais ou menos a mesma quantidade que a Coca Cola Company gasta em seus anúncios.
Finalizando vale destacar o posicionamento de mercado da Coca Cola, ou de outras marcas conhecidas como a Unilever, que desempenham um ótimo trabalho de branding, fazendo com que ela seja única na mente dos consumidores. Não importa o tipo de negócio você tem, é preciso elaborar ações que te diferencie dos demais.

FONTE: TALES EDUARDO DE MACEDO LIMA – Administradores – ‎09/05/2017