PROPRIEDADE INTELECTUAL

REGISTRO DE MARCA

É um sinal ou uma expressão que visa distinguir e individualizar os produtos ou serviços oferecidos por uma empresa ou por um profissional (pessoa física), diferenciando-os dos existentes no mercado. Para que uma marca seja considerada “registrável” é preciso que seja efetuada uma BUSCA PRÉVIA junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual)

REGISTRO DE PATENTE

É um título de propriedade temporário, oficial, concedido pelo ESTADO, por força de lei, ao seu titular ou seus sucessores (pessoa física ou pessoa jurídica), que passam a possuir os direitos exclusivos sobre o bem, seja de um produto, de um processo de fabricação ou aperfeiçoamento de produtos e processos já existentes, objetos de sua patente.

REGISTRO DE DESENHO INDUSTRIAL

No Brasil, o Desenho Industrial é protegido através de registro, e não de patente como ocorre em outros países. O registro de Desenho Industrial protege a configuração externa de um objeto tridimensional ou um padrão ornamental (bidimensional) que possa ser aplicado a uma superfície ou a um objeto.

REGISTRO DE SOFTWARE

É a expressão de um conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada, contida em suporte físico de qualquer natureza, de emprego necessário em máquinas automáticas de tratamento da informação, dispositivos, instrumentos ou equipamentos periféricos, baseados em técnica digital ou análoga, para fazê-los funcionar de modo e para fins determinados.

DIREITO AUTORAL

Segundo a lei, obras de “desenho (jóias, personagens, logomarcas, etc.), fotografia, pintura, aquarelas, gravura, escultura e litografia” podem ser registradas como obras de arte. Arte aplicada também pode ser registrada, “desde que seu valor artístico possa dissociar-se do caráter industrial do objeto a que estiverem sobrepostas.”

LAUDO DE AVALIAÇÃO DE MARCA

Avaliar uma marca significa quantificar a visão atribuída pelos clientes/consumidores aos atributos dela, traduzindo-a para expressão econômica. BENEFÍCIOS: Aumento do patrimônio líquido da sua empresa; Aumento do imobilizado da empresa; Redução do grau de endividamento da empresa devido o aumento do patrimônio líquido; Facilitando assim o seu relacionamento com bancos, fornecedores etc.